top of page

Sistema Integrado - A importância no comércio e indústria

Atualizado: 29 de jan. de 2018

Porque é necessário o uso de um sistema integrado no comércio e indústria? Quais benefícios esta solução traz para o seu negócio?



Para começar, vamos entender o que são sistemas integrados. Como o próprio nome já diz, um sistema integrado é uma solução tecnológica utilizada por uma organização para gerenciar seus processos, com a finalidade de atender seus objetivos e acelerar o processamento de dados em um único ambiente, integrando os diversos departamentos e oferecendo informações essenciais para o andamento do negócio.


A seguir, listamos quatro principais benefícios que você pode obter com um sistema integrado para o seu comércio e ou indústria:


Eficiência nos processos


Gerenciamento de pedidos, faturamento, aprovações de despesas e consolidação financeira são alguns dos processos-chave que podem ser encontrados em operações diárias. Automatizar esses processos permite que haja redução no número de pessoas necessárias para realizar todas essas atividades e aproveitar os funcionários para atividades mais estratégicas para o crescimento do seu negócio.


O que antes era feito por meio de várias planilhas no Excel ou programas que precisavam ser consolidados, com um sistema integrado é feito em poucos cliques.


Redução de custos


Com um único sistema, não é mais necessário adquirir, instalar e manter sistemas múltiplos, bem como as diversas integrações entre eles. A consequência é uma redução significativa dos custos operacionais.


Ampliação da visão gerencial


Visualizar a operação em tempo real através do sistema integrado é importante na tomada de decisões em tempo útil, evitando saber dos problemas somente quando já é tarde para corrigi-los.


Quando as informações podem ser acessadas instantaneamente a partir de praticamente qualquer lugar, sem desperdiçar tempo e recursos em extração de dados e amarrando dados de diferentes fontes, a equipe se torna mais bem informada e pode trabalhar com mais assertividade.


É possível, por exemplo, ver o ponto de equilíbrio nos negócios comparando as receitas através das vendas e a lucratividade, e assim podendo direcionar os esforços para melhorar o alcance dos seus produtos. 


Crescimento do negócio


Com mais eficiência de processos, redução de custos, melhor gerenciamento e mais produtividade, naturalmente, o negócio tende a crescer. Um sistema integrado pode, inclusive, gerenciar várias filiais em diferentes locais, unificando as informações de vendas, estoques, finanças, etc. Isso através de relatórios mais confiáveis, que dão um panorama rápido e real da operação, o que dá mais margem para que o negócio cresça ainda mais, pois serão tomadas decisões mais assertivas, com custos menores e com mais rapidez e eficácia.


Um sistema integrado faz toda a diferença, e gestores de sucesso estão usando sistemas integrados para gerenciar seus negócios, pois perceberam a efetividade dos gargalos e a baixa produtividade de usar diferentes sistemas ou planilhas desconectadas. Perceberam que necessitam de mais aparato tecnológico para concentrar seus esforços unicamente no crescimento.


bottom of page