top of page

10 dicas para melhorar o seu controle de estoque

Tanto em uma pequena empresa quanto em uma empresa de grande porte, o bom controle de estoque pode influenciar consideravelmente no lucro e na saúde financeira do negócio. Com isso, as 10 dicas a seguir irão auxiliar no aperfeiçoamento do controle de estoque, a fim de alcançar uma gestão de sucesso.


1. Organização

Cuidar da organização do espaço físico no local onde o estoque está armazenado. Além disso, também é importante planejar quais produtos serão estocados, os riscos de encalhamento, prazos de validade e as principais necessidades para não correr o risco de faltar algum item.


2. Controle das operações

Manter um controle rigoroso de todas as operações de entrada e saída do setor. Todos os itens que existem no estoque devem ser registrados, o que inclui transferências, devoluções, remessas para conserto e os demais processos.


3. Indicadores de desempenho

Estar sempre atento aos indicadores de desempenho, como por exemplo os que tratam de giro de mercadorias, composição do estoque, índice de atendimento de pedidos, índice de perdas e desperdícios, desvios, furtos e os que tratam dos demais dados importantes.


4. Sistema automatizado

Substituir o controle manual por um sistema automatizado de controle de estoque. O sistema de gestão ERP é vantajoso para a empresa em diversos fatores, proporcionando automatização e integração de todos os processos, melhor comunicação e compartilhamento de dados, mais segurança para as informações, aumento significativo na produtividade, redução de custos e desperdícios, redução de erros e suporte à gestão.


5. Relatórios

Realizar relatórios e análises de estoque concisos periodicamente, evitando, assim, a perda de vendas por falta de estoque. Também é importante verificar o que está em baixa e comparar com o produto que está tendo uma boa saída para fazer a reposição antes que o estoque se esgote.


6. Fornecedores

Ter sempre fornecedores de confiança da empresa. Essa relação permite a existência de prazos fixos, condições de pagamento favoráveis e evitar perda de clientes e de dinheiro.


7. Integração de setores

O controle de estoque afeta diretamente os resultados de todas as outras áreas. Portanto, é importante que ele seja integrado aos outros setores, principalmente à área de vendas, sendo esse outro motivo para adquirir um sistema de gestão ERP, que será responsável por realizar a integração de setores.


8. Sistema de gestão

Um sistema de gestão ERP de qualidade irá auxiliar na criação de estratégias comerciais, assim, produtos com giro muito baixo poderão ser retirados do estoque. Isso será possível através de promoções ou doações, por exemplo, ou até mesmo da eliminação do mix de produtos da empresa.


9. Prevenir excessos

Também é preciso saber comprar o que é realmente necessário para cada insumo, com o objetivo de manter o bom fluxo das vendas e prevenir o excesso de estoque, algo que pode comprometer o capital de giro da empresa, a captação de recursos imediatos e, consequentemente, a rentabilidade.


10. Inventário de estoque

Por fim, deve-se ressaltar a importância da realização de inventários periódicos para o controle de estoque. Para isso, a empresa deve selecionar os cinco principais produtos com mais giro e realizar contagens periódicas, identificando, assim, possíveis desvios nos processos. Identificar e tratar falhas nas entradas e saídas é algo essencial que deve ser realizado antes da contagem total do inventário da empresa. Assim, é importante reforçar que o uso de um sistema de gestão ERP é a solução ideal para o controle de estoque de uma empresa, tornando o processo mais eficiente e rigoroso, uma vez que o sistema atualiza todas as informações em tempo real.


A solução ideal


O sistema de gestão ERP ER2 da Soft-it é a solução ideal para o seu negócio, atendendo a todas as necessidades de uma empresa do setor de Importação, Distribuição ou Comércio, desde a compra até a venda de um produto.


bottom of page