Em tempos de crise treinamento é insumo básico

Atualizado: 29 de Jan de 2018

Treinar é uma constante no mundo atual, e um programa de treinamento deve estar diretamente ligado às necessidades da empresa.


Quando falamos em treinamento de pessoas, muitos acham que tudo se resume em simplesmente mandar os colaboradores para uma sala de aula por algumas horas, e desta forma todos os problemas estarão resolvidos.


Treinar é uma constante no mundo atual, e um programa de treinamento deve estar diretamente ligado às necessidades da empresa, com comprometimento total de toda a equipe de colaboradores, incluindo supervisão, gerência e diretoria, pois quando é feita uma análise organizacional a partir de um diagnóstico no qual conheceremos a missão, os valores e os principais objetivos e estratégias da empresa, devemos ter a certeza de que todo o corpo de colaboradores, está devidamente envolvido e comprometido com o esforço para o desenvolvimento, e treinamento das competências necessárias para formação de novas habilidades, que serão requeridas especificamente para cada função do quadro organizacional.


Com o treinamento, estimulamos a curiosidade, aumentamos o nível de conhecimento e desenvolvemos a perícia do corpo de colaboradores, deixando mais do que claro, que treinamento não é despesa, mas, sim, investimento! Mas como todo bom investimento, é necessário que façamos um acompanhamento, que estejamos sempre atentos às oscilações e as mudanças repentinas deste nosso “mercado interno”, e principalmente, precisamos conhecer todas as variáveis que podem afetar nosso investimento, desta forma, você precisa prestar atenção em todas as peças que compõem sua equipe de colaboradores, entender o que é necessário para que cada uma delas funcionem perfeitamente, e principalmente, adquirir o conhecimento para realizar os ajustes necessários nas horas adequadas.


Quando investimos em nossa empresa, desenvolvemos e aperfeiçoamos os colaboradores para que cresçam profissionalmente, tornem-se mais eficientes e produtivos, e assim, possam transcender as exigências do cargo que ocupam, construindo profissionais preparados para assumir novas funções e responsabilidades.


O capital humano é o bem mais precioso de qualquer organização, toda empresa, mesmo as cem por cento virtuais, são feitas de pessoas, e sem elas não existe negócio, não existe venda ou vendedor, cliente ou compra. Isso nos leva a concluir que, qualquer empresa que realmente queira desenvolver-se em escala progressiva, deve investir no capital intelectual de seus colaboradores, ou seja, quando investimos no capital intelectual, automaticamente aperfeiçoamos e agregamos valor ao capital humano. O treinamento, possui a finalidade de ajudar a empresa a alcançar seus objetivos, criando oportunidades e ampliando a visão de seus colaboradores, com isso muda-se a atitude das pessoas, criando um clima saudável entre líderes e liderados, motivando a equipe e fazendo com que todos entendam e aceitem às estratégias utilizadas por aqueles que dirigem, gerenciam ou supervisionam.


O processo de aprendizagem por meio de treinamentos, transforma o comportamento, e finca suas bases na experiência, ocorrendo de forma consciente e inconsciente, e o sucesso virá por meio de um programa de treinamento formatado para o seguimento em que a empresa atua, gerando soluções moldadas às necessidades de quem participa.


Todo empresário deve entender definitivamente que treinar e aperfeiçoar sua equipe de colaboradores periodicamente, faz parte do todo de sua empresa, é insumo básico e fundamental. Trabalhe para aperfeiçoar e reter colaboradores, invista no capital humano e desenvolva o capital intelectual, essa contribuição é significativa para o seu crescimento como empresário e fundamental para o desenvolvimento econômico de nosso País.


Fonte: Administradores


#Treinamento

São Paulo - SP - Brasil
Segunda a sexta das 8h às 17h

© por Soft-it Tecnologia Ltda.

  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone LinkedIn
  • Branca Ícone Instagram
  • Branco Twitter Ícone