top of page

O ERP como aliado da gestão fiscal

Atualizado: 29 de jan. de 2018

Diante da complexidade da legislação fiscal brasileira, gerenciar a área fiscal de uma empresa tem se tornado uma tarefa cada vez mais difícil.



A obrigação da prestação de contas dos livros fiscais por meios digitais, imposto pelo governo brasileiro em todas as suas esferas, exige que as empresas tenham acesso a ferramentas que permitam trabalhar neste novo modelo. E é nesse momento que entram os sistemas de gestão empresarial (ERPs).


Os ERPs vêm acompanhando a evolução da legislação e garantindo que as empresas estejam sempre em dia com suas obrigações fiscais. Um bom ERP, além de possuir recursos para o gerenciamento da gestão, deve conter ferramentas de controle fiscal que permitam a prestação de contas de maneira segura e correta.


A garantia do pleno funcionamento de um ERP para o departamento fiscal deve ser 100%, pois ela estará integrada diretamente aos sistemas de: SPED (Sistema Público de Escrituração Digital); Nota Fiscal Eletrônica – NF-e; e Emissor de cupom fiscal, utilizado para transações comerciais.


Com base neste panorama, seguem algumas dicas para garantir o bom gerenciamento das obrigações fiscais em um ERP:


1. Manutenção do cadastro básico de clientes, fornecedores, endereços, cidades e etc;


2. Correta configuração e manutenção dos cadastros de alíquotas de todos os impostos que incidem sobre o segmento da empresa, conforme o seu enquadramento perante o fisco;


3. Emissão de notas fiscais eletrônicas (NF-e) em todas as operações de faturamento e devolução, garantindo a correta baixa dos produtos em estoque e também a integridade da gestão do inventário;


4. Garantia da integridade de todas as movimentações de entrada e saída da empresa. Os processos e procedimentos que movimentam valores, produtos e serviços devem ser devidamente registrados para a correta apuração dos livros fiscais no fim de cada exercício.


Realizar a gestão tributária em um ERP minimiza riscos e proporciona uma evolução nos processos de gestão. O acompanhamento passa a ser mais eficiente e com um alto grau de controle.


Utilizando o potencial de um bom ERP, as empresas conquistam flexibilidade e segurança na gestão do seu negócio, permitindo assim voos mais altos, minimização de riscos e perdas a fim de manter o equilíbrio e a competitividade perante o mercado.


bottom of page