top of page

O ERP como ferramenta de alavancagem estratégica

Atualizado: 29 de jan. de 2018

O ERP, mais conhecido como Sistema de Gestão, deixou de ser visto como uma exigência operacional para se tornar uma exigência estratégica.



A pressão para obter melhores resultados e a dinâmica dos mercados levaram as empresas a aperfeiçoar seus processos internos, visando a eficiência operacional. Neste processo de evolução, os sistemas de gestão são fundamentais, automatizando a produção e todos os processos internos.


A medida que a automação avança, vai ficando claro que a informação é o bem de consumo mais importante e que produtos sólidos são meramente incidentais no movimento informacional, portanto a gestão da informação resultante dos processos corporativos é fundamental para o domínio do gestor sobre os processos.


Mais do que integrar departamentos, processos e pessoas, o ERP tem a missão de integrar a cadeia de valores, unificar a cadeia produtiva e aproximar os mercados, transformando a empresa através da integração com os fatores externos que fortemente a afetam.


Assim como o telégrafo fez a mensagem andar mais rápido que o mensageiro, a integração da cadeia de valor (Fornecedor -> Produtor -> Consumidor) através do sistema de gestão favorecerá o processo produtivo, encaminhando as empresas não só para o pleno atendimento das necessidades de consumo mas, principalmente, para a antecipação destas necessidades, colocando a empresa um passo à frente do consumo, sendo estas integrações o principal motivo pelo qual o produto em si se torna meramente incidental.


Uma coisa é fato: O tempo de resposta a um evento diminuiu significativamente para aqueles que se preocupam em se manter competitivos no mercado globalizado.


Teremos cada vez mais informações em intervalos menores de tempo, o que exigirá respostas mais rápidas e efetivas na readequação dos recursos disponíveis, sejam estes materiais ou humanos, com objetivo de efetivamente atender a demandas cada vez mais dinâmicas e diferenciadas.


O sistema de gestão deverá se tornar o principal agente de alavancagem das capacidades dinâmicas da empresa, favorecendo o processo de transformação contínua da empresa, e garantindo não só a sobrevivência, mas também sua qualidade competitiva da organização, criando assim o negócio economicamente sustentável.


As razões pelo qual uma organização adota um sistema de gestão fará a diferença entre o sucesso e o fracasso em um mundo de rápidas transformações, aceleradas pela tecnologia.


bottom of page