Sistema ERP em Tempos de Crise: Vale a pena investir?

Atualizado: 29 de Jan de 2018

Os sistemas ERP (Sistemas de Gestão Empresarial) possuem tudo que uma empresa precisa para funcionar, eles são primordiais e não podem parar nunca, principalmente em meio a crise.



Quando se fala em crise, a última coisa a se pensar é em investimento. Certo? Esse é o pensamento da maioria dos empresários. Mas será mesmo que funciona assim?


Até onde o investimento em um determinado serviço ou produto pode ajudar uma empresa que está passando por recesso financeiro ou mesmo enfrentando a crise financeira do mercado?

A palavra investimento leva a pensar imediatamente na relação custo x benefício. Por isso, nem sempre investir em tecnologia no momento de crise significa risco.


O momento é de cautela. Muitas companhias estão comprando e vendendo menos e até mesmo diminuindo sua mão-sode-obra. Com isso, são menos funcionários e menos qualidade de serviço. Talvez esse seja o risco maior. Cliente insatisfeito com atendimento pode piorar qualquer situação.


Os Sistemas ERP gerenciam toda a empresa, proporcionando total controle sobre os processos operacionais e administrativos. Uma das vantagens primordiais da instalação do sistema ERP é seu potencial para baixar as despesas da empresa, com uma automatização das tarefas e melhor controle dos gastos, possibilitando o corte das despesas desnecessárias e das perdas durante os processos da empresa.


Nos momentos de crise e instabilidade econômica o uso de um sistema ERP pode lhe dar vantagens na preparação e antecipação das mudanças do mercado. Permitindo ver antecipadamente o que as mudanças econômicas podem causar no seu faturamento por exemplo, possibilitando a sua empresa se adequar da melhor forma ao novo ciclo da economia.


Uma pesquisa realizada pela Nucleus Research (Boston, MA) no ano de 2014, mostra que cada R$ 1,00 investido em um sistema ERP, o retorno é de até 700%. E as empresas que investem em ferramentas de gestão cresceram, em um período de 5 anos, no mínimo 36%.


Então, essa é a maior prova que investir em um sistema ERP neste período pode ser uma saída inteligente para quem quer atingir alguns objetivos. Um sistema ERP é capaz de melhorar a automatização, a monitorização e a coordenação de qualquer empresa; aumentar a produtividade e a eficiência.


Se os seus concorrentes estão à sua frente no quesito gestão, eles têm uma potencial vantagem sobre a sua empresa. Mas quando isto se verifica em tempo de crise, a vantagem é exponencialmente maior. Por isso, reitero a necessidade de rever seus processos.


Os gestores precisam saber que os benefícios de um sistema ERP têm a ver com redução de custos, melhoria no acesso à informação, flexibilização e integração entre áreas e agilização dos processos. Contar com isso em tempo de crise econômica pode representar importante diferencial competitivo ou mesmo salvar seu negócio.


#Sistema #ERP #Investimento #Gestão

São Paulo - SP - Brasil
Segunda a sexta das 8h às 17h

© por Soft-it Tecnologia Ltda.

  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone LinkedIn
  • Branca Ícone Instagram
  • Branco Twitter Ícone