Fluxo de Caixa e sua importância na gestão

Atualizado: 29 de Jan de 2018

Dentre os instrumentos de grande relevância na chamada gestão financeira, ou na administração de um modo geral, há que se destacar o Fluxo de Caixa.


Partindo-se de um pressuposto nem sempre facilmente visualizável, é interessante enfatizar que a gestão financeira é basicamente uma atividade reflexa, isto é, vem de refletir as demais atividades de uma empresa como compras, produção, vendas, cobrança, entre outros.


Dentro desta visão, o Fluxo de Caixa é, por assim dizer, o instrumento operacional por excelência de que se vale a administração – por oportuno, a elaboração do Fluxo de Caixa pode ser levada a efeito de forma direta pela reunião de elementos patrimoniais e redituais, como pode ser obtido a partir de peças contábeis, como balanços.


É digno de destaque que, para uma empresa razoavelmente organizada e que se subordina a uma peça orçamentária, torna-se o Fluxo de Caixa o instrumento ideal do controle daquilo que foi orçado e daquilo que efetivamente teve ocorrência. O Fluxo de Caixa permite um grande elenco de vantagens na gestão como um todo. Essas vantagens são:


1. Redução do custo financeiro pela redução da necessidade do Capital de giro;


2. Relação entre os ingressos financeiros e respectivas saídas em um determinado intervalo e tempo;


3. Permite pelo dimensionamento pretérito as aquisições à vista, com significativa redução de custos;


4. Facilita sobre maneira a identificação daqueles créditos (normalmente de fornecedores), viáveis ou não, em função de seus custos;


5. Permite a justaposição entre níveis elevados de caixa e compatibilização de volumes de investimento geradores de rentabilidade interessante;


6. Análise pormenorizada dos ciclos operacionais, mormente, com o concurso de uma contabilidade de custos bem estruturada;


7. Faculta a empresa liquidar seus compromissos de modo a dispor permanentemente de uma boa política de crédito;


Por fim, por tudo que acima foi destacado, é fácil a percepção de que este instrumento de gestão se aplica praticamente a toda modalidade de empreendimento, tornando-se mais interessante quanto mais complexa for a atividade ou mais delicada seja a situação financeira da empresa.


Fonte: Administradores


#FluxoDeCaixa #Gestão

São Paulo - SP - Brasil
Segunda a sexta das 8h às 17h

© por Soft-it Tecnologia Ltda.

  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone LinkedIn
  • Branca Ícone Instagram
  • Branco Twitter Ícone