top of page

É chegada a hora do fim - Notícias Microsoft

Atualizado: 29 de jan. de 2018

A Microsoft anunciou nesta terça-feira (12) que vai deixar de fornecer suporte técnico e atualizações de segurança, para versões mais antigas (8, 9, 10) do Internet Explorer.



O fim do suporte técnico e atualizações de segurança do Internet Explorer (versões 8, 9 e 10) aconteceu por dois grandes motivos: o primeiro é o cumprimento de algo que vinha sendo avisado desde julho de 2014; o segundo é mais sensível e envolve o necessário afastamento da Microsoft daquela que provavelmente figura entre uma das piores marcas do mundo da internet. Tanto é que, oficialmente, o Windows 10 é a primeira versão do sistema desde o Windows 98 que não traz o Internet Explorer como navegador padrão. O herdeiro do IE é o Microsoft Edge, browser que deve ser capaz de concorrer de frente com Chrome, Firefox e Opera — ao menos é isso que espera a Microsoft.


O que resta da Microsoft, agora, é correr para tentar reduzir o prejuízo. Em um contexto cada vez mais inserido na web, o navegador ocupa um papel central em um computador, e é bem provável que isso aumente ainda mais nos próximos anos. Então, a pergunta que fica é: o Microsoft Edge conseguirá apagar a péssima impressão histórica deixada por seu antecessor?

 

Apesar de ser provável um crescimento de uso do Edge nos próximos anos, afinal ele vem instalado no Windows 10, isso não deixa de ser novidade. É preciso de algo realmente revolucionário para atingir e comprometer a popularidade do Chrome — sem esquecer de que o Firefox e o Opera continuam aí, firmes e fortes. O calvário do navegador da Microsoft não acabou, mas, pelo menos, nós temos alternativas.


bottom of page