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NF-e 4.0 - Mensagens de rejeição da Sefaz sem motivo especificado

Após a mudança para a NF-e 4.0, a Sefaz não está enviando mensagens completas quando há rejeição em uma nota, deixando de especificar o seu motivo exato. Ainda não se sabe o porquê dessa falta de informações e quando tais mensagens irão voltar a conter um motivo específico de rejeição da nota.


Relatando a ocorrência


Para que o departamento de suporte da Soft-it possa agilizar a análise da ocorrência, é necessário que o faturista envie o respectivo Arquivo XML junto com a mensagem (print da tela) para suporte@soft-it.com.br e, assim, será indicada a melhor ação corretiva para a rejeição.


Solução Alternativa


Além disso, o faturista ainda pode consultar o Arquivo XML no validador da própria SEFAZ, que irá retornar uma mensagem mais clara da rejeição, podendo ajudar em um horário de pico de nossos atendimentos e permitindo que o faturista saiba exatamente qual o motivo da rejeição da nota e o que deve ser corrigido para que ela possa ser emitida.

Link para consulta e validação do XML: https://www.sefaz.rs.gov.br/nfe/nfe-val.aspx


Como evitar as rejeições?


Com toda a complexidade da tributação brasileira e sua fiscalização, exige-se muita atenção na hora de emitir uma Nota Fiscal Eletrônica, pois os erros eventualmente vão acontecer.

Sendo assim, listamos abaixo algumas sugestões de como evitar que a sua nota seja rejeitada pela Sefaz e que isso se torne um problema recorrente em sua empresa.

Verifique as seguintes informações:

  1. Dados cadastrais da sua Empresa e do Cliente;

  2. Ambiente de emissão – normal ou em contingência;

  3. Numeração e série da nota – para não haver divergências nas informações e ocorrer duplicidade;

  4. CST (Código de Situação Tributária) – deve estar de acordo com o regime de tributação da sua empresa;

  5. CFOP (Código Fiscal de Operações e Prestações) – para operação interna (emissor e destinatário no mesmo estado), interestadual (emissor e destinatário em estados diferentes) ou com o exterior (destinatário estrangeiro);

  6. Situação no Sintegra – verifique se a sua empresa está habilitada para a emissão de NF-e.

Se a nota ainda for rejeitada pela Sefaz, consulte o motivo da rejeição para saber o que deverá ser corrigido ou entre em contato com nosso departamento de suporte no e-mail suporte@soft-it.com.br.



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